Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abril Azul na Educação Infantil: Inclusão e Autismo na Escola Dó Ré Mi em Brasília

Abril Azul na Educação Infantil: Inclusão e Autismo na Escola Dó Ré Mi em Brasília

Abril Azul: A Sinfonia da Inclusão na Escola Dó Ré Mi 🧩💙

O mês de abril chega tingido de azul, mas o seu significado vai muito além de uma cor. No dia 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data estabelecida pela ONU para lançar luz sobre um tema que faz parte do dia a dia de muitas famílias e, certamente, do cotidiano da nossa escola.

Na Escola Dó Ré Mi, acreditamos que a educação é como uma orquestra: para que a música seja perfeita, precisamos de instrumentos diferentes, cada um com seu timbre, ritmo e particularidade. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma dessas variações fascinantes do neurodesenvolvimento humano.

O que é o TEA, afinal?

O autismo não é uma doença, mas uma condição que afeta a forma como o cérebro processa informações, influenciando a comunicação, a interação social e o comportamento. Chamamos de “espectro” porque as manifestações são diversas e únicas em cada indivíduo.

Existem alunos que possuem habilidades lógicas extraordinárias, outros que se expressam melhor por meio da arte ou da música, e alguns que enfrentam desafios sensoriais maiores com barulhos ou luzes. Segundo dados do CDC (2023), 1 em cada 36 crianças é autista. Ou seja, a neurodiversidade é mais comum do que muitos imaginam.

O diagnóstico: o início de uma nova partitura

Muitas famílias sentem receio ao ouvir a palavra “autismo”. O medo do desconhecido é natural, mas o diagnóstico precoce é, na verdade, um grande aliado no desenvolvimento infantil.

“O diagnóstico não é um rótulo que limita a criança; é a chave que abre a porta para os suportes adequados.”

Quando identificamos as necessidades de uma criança desde cedo, conseguimos trabalhar a neuroplasticidade do cérebro, oferecendo terapias e adaptações pedagógicas que permitem que ela alcance seu potencial máximo.

Na Escola Dó Ré Mi, nossa equipe está preparada para observar, acolher e caminhar junto com os pais nesse processo de descoberta e desenvolvimento.

Por que ouvimos falar mais sobre autismo atualmente?

É comum ouvirmos que “antigamente não havia tanto autismo”. Na verdade, o que houve foi um avanço significativo da ciência e da informação.

Casos que antes eram rotulados como “crianças difíceis” ou “muito tímidas”, hoje são compreendidos e acolhidos. O aumento nos diagnósticos reflete uma sociedade mais informada e profissionais mais capacitados para identificar o espectro em suas diversas nuances — inclusive em meninas, que muitas vezes camuflam os sinais.

Inclusão se ensina com o exemplo

A inclusão escolar beneficia todas as crianças. Quando um aluno convive com um colega autista, ele aprende lições que vão muito além da sala de aula:

  • Empatia: entender que o outro percebe o mundo de forma diferente;
  • Paciência: respeitar o tempo de cada um;
  • Resiliência: aprender a se comunicar de formas diversas;
  • Respeito: valorizar as diferenças como parte da convivência.

Nosso compromisso na Escola Dó Ré Mi

Neste Abril Azul, nosso convite para você, pai, mãe ou responsável, é simples e essencial: informe-se. O preconceito nasce da falta de conhecimento.

A inclusão real acontece quando deixamos de tentar fazer com que a criança autista se “encaixe” no nosso mundo e passamos a construir um mundo — e uma escola — onde ela se sinta segura para ser quem é.

Na Escola Dó Ré Mi, trabalhamos diariamente para promover um ambiente acolhedor, respeitoso e preparado para o desenvolvimento integral de todas as crianças.

Vamos juntos reger essa sinfonia de respeito e amor? 💙

Feliz Abril Azul!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *